Incentivado pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) vai realizar nos dias 29/10, 11/11 e 19/11, o projeto “Sarau Ciência & Arte”. O tema de abertura será “Soberania Alimentar” e terá transmissão ao vivo no canal oficial do YouTube do Inpa, com duração de 1h30, às 17h. O evento é on-line, gratuito e abrange o público de todas as idades.

O projeto tem o objetivo de promover o debate entre artistas e cientistas, além de desenvolver uma ‘Cultura de Ciência’ no Amazonas. Diferentes temas serão abordados em cada uma das edições do projeto. No primeiro programa, o Sarau vai ouvir especialistas e artistas visuais sobre Soberania Alimentar. 

A coordenadora do projeto, a pesquisadora Denise Gutierrez, relembra como surgiu a realização do Sarau, ainda no ano de 2020, e também a intenção de unir temas científicos ao lado de figuras artísticas. 

“A ideia desse evento surgiu no ano passado, exatamente na semana nacional de CT&I, em que houve uma primeira experiência muito bem sucedida. E surge também a ideia, a partir da necessidade de fazer com que a ciência converse com a cultura, com os modos de expressão artística”, destaca Denise. 

Obras, poesias e músicas ao vivo

Os artistas visuais que vão participar do Sarau serão convidados a criar obras relacionadas aos temas discutidos, ao vivo, durante as transmissões. As obras poderão ser integradas e expostas no acervo da Casa da Ciência, representando marcos físicos destes espaços de discussão. 

Além disso, declamação de poesias de autores locais, maior interação com o acervo do Inpa e, ainda, com o público de casa serão realizados no evento, que também vai convidar para o debate um grupo de músicos participando ativamente das discussões e realizando apresentações musicais. 

Artistas convidados 

Confira a lista de participantes da primeira edição do Sarau, que vai ao ar no dia 29/10: 

-Elisa Wandelli, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental;
-Midori Nakamura, nutricionista e mestranda em Agricultura no Trópico Úmido do Inpa;
-Ricardo Collares, membro do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane Ufam);
-Sydnei Dantas Fogassa, produtor Orgânico e Meliponicultor. Membro da Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas (Apoam);
-Rubens Belém – artista plástico;
-Sindicato dos Artistas Carentes, grupo musical formado por Magaiver Santos e André de Moraes;

Para as próximas duas edições do evento, os nomes dos convidados ainda serão confirmados e divulgados nas redes sociais oficiais do Inpa. As transmissões serão realizadas no canal https://www.youtube.com/c/INPAdaAmazonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Programação de Natal do Governo do Amazonas gera mais de 500 postos de trabalho na capital e interior

O Mundo Encantado do Natal’ contará com atividades em Manaus e em mais 20 municípios

Escola da zona norte de Manaus cria histórias em quadrinhos com releitura de clássicos da literatura brasileira

Webtoons foram idealizados e produzidos pelos estudantes

Mais de 270 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza no município de Carauari

Promovida pela Sema, soltura é resultado de monitoramento das espécies realizado em Unidades de Conservação.

Museu do Seringal reabre para visitação

Espaço cultural vai funcionar de terça a sábado, das 9h às 15h.