Oito toneladas de alimentos foram distribuídas para mais de duas mil famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social, nesta quinta-feira (05/08). A ação emergencial de segurança alimentar e nutricional do Governo do Amazonas, que é executada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), contemplou 15 instituições.

Além das oito toneladas de verduras e legumes, também foram doados 25 mil unidades de laranja e 200 melancias. A doação faz parte do projeto ADS Solidária, que visa minimizar o impacto socioeconômico da pandemia da Covid-19 e da cheia histórica nos segmentos sociais mais vulneráveis da população.

Além da Seas e ADS, participam da corrente de doações a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Que ajudam a redistribuir os alimentos para as instituições que, por fim, são responsáveis por levá-los a quem mais precisa.

“Essa doação é feita semanalmente e com esses alimentos conseguimos suprir a falta de alguns nutrientes, garantir uma alimentação rica e balanceada para as famílias. Essa preocupação do Governo do Amazonas é de suma importância, pois garante a segurança alimentar e a dignidade de muitas famílias num momento de pandemia e cheia histórica”, disse a secretária executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Erika Bernardes.

Uma das instituições beneficiadas foi o Instituto Social Pai Resgatando Vidas, que há cinco anos oferece moradia para pessoas em situação de rua e dependentes químicos, além de já ter resgatado mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O presidente da instituição, Marcos Bastos, destacou a importância dos alimentos para as pessoas atendidas pelo projeto. “Além do acolhimento, também distribuímos sopa para pessoas em situação de rua três vezes na semana. Essas verduras e legumes com certeza farão a diferença na vida dessas pessoas”, disse.

Você pode gostar

Organizações denunciam relação entre pesca ilegal e violência nos rios amazônicos 

O Coletivo do Pirarucu, grupo composto por manejadores e manejadoras de pirarucu…

‘Castramóvel’ fez mais de 5,4 mil cirurgias de esterilização em animais domésticos no Amazonas

Lançado pelo governo do Amazonas em outubro de 2021, o projeto Castramóvel…